A realidade aumentada (AR) é a integração de informação digital com o ambiente do usuário em tempo real. Diferentemente da realidade virtual (VR), que cria um ambiente totalmente artificial, os usuários de AR experimentam um ambiente do mundo real com informações perceptivas geradas sobrepostas a ele.
O Propósito e Benefícios da Realidade Aumentada
A realidade aumentada é usada para alterar visualmente os ambientes naturais de alguma forma ou para fornecer informações adicionais aos usuários. O principal benefício do AR é que ele consegue combinar componentes digitais e tridimensionais (3D) com a percepção individual do mundo real. AR tem uma variedade de usos, desde ajudar na tomada de decisões até entretenimento.
AR fornece elementos visuais, som e outras informações sensoriais ao usuário por meio de um dispositivo como um smartphone ou óculos. Esta informação é sobreposta no dispositivo para criar uma experiência entrelaçada onde a informação digital altera a percepção do usuário sobre o mundo real. As informações sobrepostas podem ser adicionadas a um ambiente ou mascarar parte do ambiente natural.
A Origem e a Evolução da Realidade Aumentada
O termo realidade aumentada foi cunhado em 1990 por Thomas Caudell, funcionário da Boeing Computer Services Research. Uma das primeiras aplicações comerciais da tecnologia de realidade aumentada foi o primeiro marcador amarelo para baixo que começou a aparecer em jogos de futebol televisionados em algum momento de 1998. Hoje, o Google Glass, jogos para smartphones e visores heads-up (HUDs) em pára-brisas de carros são os produtos AR de consumo mais conhecidos. A tecnologia também é usada em muitos setores, incluindo saúde, segurança pública, gás e petróleo, turismo e marketing.
Como a Realidade Aumentada Funciona?
A realidade aumentada pode ser fornecida em vários formatos, inclusive em smartphones, tablets e óculos. A tecnologia requer componentes de hardware, como processador, sensores, display e dispositivos de entrada. Dispositivos móveis normalmente já possuem esse hardware disponível, com sensores incluindo câmeras, acelerômetros, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e bússolas de estado sólido.
As Diferenças Entre a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual
A realidade virtual é um ambiente virtual criado com software e apresentado aos usuários de tal forma que seu cérebro suspende a crença por tempo suficiente para aceitar um mundo virtual como um ambiente real. A maior diferença entre AR e VR é que a realidade aumentada usa o ambiente existente do mundo real e coloca informações virtuais sobre ele, enquanto a RV imerge completamente os usuários em um ambiente virtualmente renderizado.
Principais Casos de Uso da Realidade Aumentada
A AR tem uma variedade de aplicações úteis. No varejo, os consumidores podem ver como os produtos ficarão em suas casas antes de comprá-los. Em entretenimento e jogos, o AR pode ser usado para sobrepor um jogo virtual no mundo real. Na navegação, o AR pode sobrepor uma rota para o destino do usuário em uma visualização ao vivo de uma estrada. O AR também pode ser usado para medir diferentes pontos 3D no ambiente do usuário, auxiliar na visualização de projetos de construção e exibir dados no para-brisa de um veículo que indica direções de destino, distâncias, clima e condições da estrada.
Exemplos de Uso da Realidade Aumentada
Exemplos notáveis de AR incluem o aplicativo de varejo Target, o aplicativo Apple Measure, Snapchat, Pokémon Go, Google Glass e o Tactical Augmented Reality (TAR) usado pelo Exército dos EUA.
O Futuro da Tecnologia de Realidade Aumentada
A tecnologia AR continua a crescer à medida que aumenta a popularidade e a familiarização de aplicativos e jogos como Pokemon Go ou aplicativos AR de lojas de varejo. Avanços modernos em desenvolvimento, como os óculos inteligentes do Google que traduzem áudio em texto ao vivo, revolucionarão a forma como as pessoas que falam idiomas diferentes se comunicam. Como o AR usa tecnologia imersiva, mais oportunidades e experiências em diferentes plataformas e tipos de mídia estão no horizonte. Aprenda mais sobre como a realidade aumentada pode se integrar à tecnologia de experiência do cliente.